Votacion-a-mano-alzada-640x321

Importa é decidir

Importa é decidir.

Votacion-a-mano-alzada-640x321

O Partido da Terra do Burgo quere parabenizar ao povo de Escócia pelo exercicio de democracia que vem de realizar. Com independência do resultado, e sem entrar a valorar as irregularidades que puideram ser cometidas e terão de ser examinadas e reparadas, entendemos que este foi a  expressão da vontade da maioria da população que exercera seu direito a voto, o facto de poder decidir sobre o seu futuro é mesmo um trunfo, pois a recuperação da soberania para as escocesas passa inevitavelmente por tomar muitas decissões, tantas como lhes afetarem.

Qualquer povo tem de ter direito à sua autodeterminação, o qual tem de significar poder decidir as suas condições de vida sem a interferência de qualquer ente externo à própria comunidade, até alcançar um funcionamento realmente democrático da sua sociedade basado nos princípios de exercício maciço, diário e permanente da sua soberania legítima a través da democracia direta, da autonomia para a tomada de decissões e da implicação dos valores de comunitarismo e cooperação nessa tomada.

O AYE teria sido
uma boa notícia para todas as partidárias da autodeterminação dos povos e quem acreditar que uma população a morar num determinado lugar tem direito a definir não apenas sobre as condições imediatas da sua vida diária mais também quais deveriam ser suas fronteiras em concordância com os povos vizinhos, achegando assim o exercício da soberania mais um bocado a seus legítimos proprietários.

Porém, para quem pensamos que há outra forma de se organizar social e politicamente, fora do Estado, de qualquer Estado, a melhor das notícias possíveis seria a institucionalização duma sociedade realmente livre, capaz de se dirigir a sim própria sem as influências das clássicas estrutras opressoras, mas isto teria de ser também decissão das escocesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>